Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte

Situada num dos pontos altos da cidade, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte é resultado de uma devoção antiga, de quase 300 anos. Atualmente, é mantida por fiéis e membros da Irmandade de mesmo nome, que preservam as celebrações litúrgicas, especialmente no dia 8 de dezembro, quando se celebra a festa em louvor à santa.

Histórico:

 

De acordo com o cachoeirano ilustre Aristides Milton, magistrado, político, escritor e historiador, no livro “Ephemerides Cachoeiranas”, devotos de Nossa Senhora da Conceição ergueram uma casa de oração consagrada à santa em 1746. O lugar acabou ficando conhecido como “O Monte”. Em 1796, durante a administração de Manuel Freire de Almeida, tiveram início obras para o aperfeiçoamento do templo. Porém, a torre da igreja só foi construída em 1846, com os donativos dos devotos.

 

Além da criação da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição do Monte, em 1780, o templo também sediou a devoção a São Benedito, que perdura até os dias de hoje. Foi também na sacristia da igreja que, em 1870, o maestro abolicionista Manoel Tranquilino Bastos fundou a Sociedade Cultural Orpheica Lyra Ceciliana, que em 2020 completou 150 anos de história, sendo a filarmônica mais antiga da cidade, que segue atualmente em plena atividade.

 

 

Referência:

 

http://vapordecachoeira.blogspot.com/2010/12/nossa-senhora-da-conceicao-do-monte-uma.html

 

© 2020 Cachoeira Patrimônio e Memória

Desenvolvido por VINICIUSCASTRO