Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Situada bem no meio do Centro Histórico da cidade, na Rua Ana Nery, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário é uma das mais belas da cidade. Nas fotografias panorâmicas ou de vista aérea, é sempre um dos destaques, fazendo valer o seu papel central. Atualmente, concentra boa parte das celebrações do calendário católico de Cachoeira.

Histórico:

 

Há que se lembrar de que a Matriz de Nossa Senhora do Rosário não foi a primeira igreja dedicada à santa. Na verdade, a atual Capela de Nossa Senhora d’Ajuda foi construída originalmente para reverenciá-la entre os anos de 1595 e 1606, ainda nos primeiros anos da ocupação portuguesa na então Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira do Paraguaçu. Recebeu o título de matriz somente em 1673, quando já havia passado por uma reestruturação.

 

A construção da atual matriz data do século XVII, coincidindo com o aumento populacional da vila. A primeira capela já não conseguia comportar o grande número de católicos, por isso, foi necessário erguer outra, maior e mais centralizada. O senhor de engenho João Rodrigues Adorno, descendente dos pioneiros na ocupação da vila, doou um terreno e uma grande quantia em dinheiro. Assim como ele, membros mais abastados da sociedade também fizeram doações e chegaram até a pedir donativos a Dom João V, Rei de Portugal, que destinou oito mil cruzados para a construção da capela-mor, parte mais nobre da igreja, e a sacristia.

 

Os registros indicam que as obras começaram em 1740, mas não há um ano exato que indica a sua conclusão, porém, estima-se que se passaram várias décadas até que terminassem.

 

Quem entra na igreja ainda pode ver uma enorme coleção de azulejos, fixados entre 1750 e 1760. É considerado o maior conjunto de painéis de azulejos fora de Portugal. A construção mescla os estilos rococó e neoclássico. Sua decoração deslumbra os olhares até no teto, onde é possível ver uma pintura ilusionista de influência italiana feita por José Joaquim da Rocha, responsável também por obras em outras igrejas como a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Salvador.

 

Referência:

 

https://sanctuaria.art/2016/08/22/matriz-de-nossa-senhora-do-rosario-cachoeira-bahia/

© 2020 Cachoeira Patrimônio e Memória

Desenvolvido por VINICIUSCASTRO