Chafariz Imperial

Construído em 1827, o Chafariz Imperial (Memorial Imperial), é um dos grandes símbolos daquele período histórico. Está situado na Praça Aristides Milton, local onde começaram as primeiras articulações para a independência do Brasil, na hoje conhecida como Casa dos Patriotas.

Antes da construção dos chafarizes, o abastecimento de água na vila era feito através do trabalho de escravos e os chamados negros de ganho, que iam até as fontes e riachos e traziam água em potes de barro ou ânforas de madeira. Porém, com o crescimento populacional, foi preciso pensar em uma forma mais eficiente e rápida de abastecimento, e assim, vários chafarizes foram instalados em diversos pontos da cidade, como no Rosarinho e no Caquende. Mas, o Chafariz Imperial foi o mais importante deles.

 

Feito de alvenaria mista de pedra e tijolo no estilo Neoclássico, conta com sete carrancas, de onde jorrava a água, e as armas do império. O chafariz tem também um pequeno átrio elevado alguns degraus em relação à altura da rua. Atualmente, está desativado. A obra foi tombada em 9 de agosto de 1939 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, devido à sua importância para a vida social no século XIX.

© 2020 Cachoeira Patrimônio e Memória

Desenvolvido por VINICIUSCASTRO