Projeto   –   Equipe    –   Ações Educativas

O projeto

Site – Cachoeira Bahia: um passeio pela Cidade Heroica e Monumento Nacional

Sobre o projeto:

   As ruas de Cachoeira respiram história. Em cada canto, é possível ver reflexos do passado. Dos seus prédios, alguns em ótimo estado de preservação, outros em ruínas, ressoam ecos daquela que foi uma das vilas mais prósperas do período colonial: a Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira. Quem passeia brevemente pela cidade tem a sensação dúbia de que tudo parou no tempo e, ao mesmo tempo, avançou séculos em transformações. A terra onde prosperou o ciclo da cana-de-açúcar, que por muitos anos representava a maior fonte de riquezas da colônia, viu, através da força de trabalho dos africanos escravizados, serem erguidos igrejas e sobrados de beleza única, que ainda hoje causam o deslumbre de quem os vê pela primeira vez. Viu também a prosperidade do Porto, principal entreposto comercial entre o sertão da Bahia e a capital Salvador. Foi palco dos primeiros atos contra a dominação portuguesa no Brasil, sendo por isso reconhecida como heroica. Mostrou-se solo favorável para que a economia fumageira trouxesse novos ares à região. E em meio a tudo isso, acompanhou o surgimento de tradições e manifestações culturais e religiosas que se mantém ainda hoje como alguns dos principais pilares que fazem de Cachoeira uma das cidades mais ricas em diversidade cultural da Bahia.

   Mas, muito do que está documentado sobre esses patrimônios não é encontrado facilmente em plataformas mais acessíveis a todos os públicos. Muitos cachoeiranos desconhecem fatos importantes relacionados aos prédios e monumentos que atraem visitantes de várias partes do mundo, que estimulam projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses e outras produções acadêmicas. A falta de conhecimento acaba por não estimular a conscientização pela preservação desses patrimônios, assim como a falta do reconhecimento e valorização merecidos.

   Pensando nisso a cachoeirana e Assistente Social Vanessa Sampaio criou este projeto, que pretende desenvolver uma plataforma de fácil acesso e que pode ser visitada de qualquer parte do mundo, sobre os principais patrimônios materiais da cidade de Cachoeira, agregando informações como textos, fotos e vídeos e recursos de áudio para maior democratização do acesso aos conteúdos. Além da construção do site, o projeto reconhece a importância da educação patrimonial nas escolas e, por isso, desenvolverá oficinas gratuitas em escolas públicas da cidade, para que as gerações que estão chegando aprendam a importância de conhecer mais sobre sua história, memórias e identidades.

Equipe

Vanessa Sampaio (proponente e coordenadora)

Nascida em Cachoeira, Vanessa Sampaio é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Já atuou no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Ana Nery, no município, e atualmente é Assistente Social na Secretaria de Saúde Municipal. Apesar de fazer parte de uma área bem diferente, a cachoeirana percebeu a necessidade de desenvolver um projeto voltado à Educação Patrimonial que fosse acessível a todos. Um site com imagens, textos e conteúdos dinâmicos, além de acessibilidade, poderia facilitar a inclusão de cada vez mais pessoas , ajudando a transmitir conhecimento para os mais diversos públicos e em qualquer parte do mundo. Além disso, a realização de oficinas de Educação Patrimonial em algumas escolas públicas da cidade é também uma medida de inclusão sociocultural, que também não deixa de ser uma preocupação com os direitos de todos e a preservação da nossa Cultura, História e Memória.

Vinicius Castro (Webdesigner/ designer)

Artista Visual graduado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e estudante de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na mesma instituição, o muritibano Vinicius Castro também compõe a equipe do nosso projeto. Ele é o responsável pela criação das peças publicitárias, a identidade visual do projeto e estruturação e montagem do nosso site. Designer da Prefeitura Municipal de Cachoeira, o artista coleciona experiência na criação de diversas peças da instituição e também em projetos culturais (Museu em Movimento, Ars Moriendi, entre outros) e diagramação de livros. Como web designer assina a montagem dos sites: viniciuscastrofotografia.com, camillasouzafotografia.com.br,arsmoriendi.com,hansenbahia.com  e sambareconcavo.com.br.  Vinicius também é fotógrafo e já conta com um vasto portfólio de ensaios, fotografia experimental e fotografia documental.

Jomar Lima (Fotógrafo)

Museólogo graduado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,  especialista em Política e Gestão Cultural pelo CECULT/UFRB e mestrando em História da África pela mesma instituição, o cachoeirano Jomar Lima, também fotógrafo e gerente técnico da Fundação Hansen Bahia integra a equipe do projeto Cachoeira – Patrimônio e Memória como fotógrafo. Com experiência comprovada em inúmeros projetos culturais, Jomar contribui para este projeto com um vasto acervo de fotos antigas e atuais da cidade da Cachoeira e de diversos patrimônios materiais. Seu trabalho como fotógrafo vem sendo consolidado há um bom tempo e aclamado em exposições em diversas cidades como: Cachoeira, São Félix, Muritiba, Santo Amaro da Purificação, Cruz das Almas, São Francisco do Conde, Feira de Santana, Salvador, Cabaceiras do Paraguaçu, Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), Maceió (AL), Natal (RN) e Macau (China).

Além da vasta experiência em exposições e projetos, Jomar Lima é também o fotógrafo oficial da Irmandade da Boa Morte, produtor local da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) e Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Cachoeira.

Camilla Souza (Assessora de Comunicação)

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Camilla Souza atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na mesma instituição. Compõe o Conselho Municipal de Cultura de Cachoeira, no qual faz parte da Mesa Diretora como Primeira-Secretária. No nosso projeto, atua como Assessora de Comunicação e produtora de conteúdo para o nosso site e redes sociais. Profissionalmente, já atuou como repórter de rádio e Assessora de Comunicação em diversos projetos culturais realizados na cidade: “Ars Moriendi”, “Museu em Movimento” e do grupo musical “Instrumental no Choro”. Atuou também como Educadora de Produção em Rádio no projeto “Cultura Viva – Cachoeira nas ondas do rádio” e como radiojornalista no projeto “A Voz de Iyá”. Também desenvolve um trabalho como fotógrafa e fotojornalista, com um acervo de fotografias documentais e se aprofunda em registros de festas e tradições culturais de Cachoeira e de outras cidades do Recôncavo Baiano.

Ações Educativas

Na manhã dessa segunda-feira,16, demos início à nossa primeira oficina de Educação Patrimonial com o professor e historiador Fábio Batista Pereira. As turmas do 8º e 9º anos do Colégio Edvaldo Brandão Correia participaram da aula lúdica e dinâmica que já é marca registrada do professor Fábio. Na oportunidade, os estudantes, colaboradores e professores puderam conhecer algumas curiosidades sobre a Cidade Heroica e Monumento Nacional, além de tirarem dúvidas sobre o assunto.

A equipe do projeto “Cachoeira – Patrimônio e Memória” agradece a parceria e acolhida de toda a equipe do Colégio Edvaldo Brandão Correia. Começamos muito bem, graças a vocês! Até breve!

Este projeto conta com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeira, e com o apoio financeiro do 1º Edital Setorial de Cultura de Cachoeira, através do Fundo Municipal de Cultura, da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura Municipal da Cachoeira – Tesouro Cultural da Bahia.

© 2020 Cachoeira Patrimônio e Memória

Desenvolvido por VINICIUSCASTRO